Beleza, Projetos

Cartas de Tarô como Inspiração para Maquiagem

No post de hoje vou mostrar uma colaboração muito especial, que surgiu com a idéia de uma amiga taróloga, a Mira Pagana do Nun Tarot.

Tudo começou durante uma conversa em que mencionei como me sentia estagnada criativamente, sem rumo, perdida; enfim, todas essas coisinhas que a gente já conhece mais do que bem. A Mira então me ofereceu uma consulta de Tarô, o que me deixou bem curiosa já que nunca havia perguntado nada para as cartas antes.

Depois da consulta maravilhosa, conversando com a Mira chegamos na idéia da collab: ela escolheria algumas cartas e eu as utilizaria como referencia para criar as maquiagens, enquanto ela aproveitaria para falar sobre cada uma delas em seu próprio Instagram.

Óbvio que amei a oportunidade de poder trabalhar com um tema tão interessante, então vamos aos detalhes!

Tarô de Thoth

O baralho que ela usa é o Tarô de Thoth, criado por Aleister Crowley e Frieda Harris.

Baseado na filosofia de Thelema, este tarot é oriundo dos mais diversos tipos de conhecimentos como cabala, maçonaria e até psicologia e matemática.
O Thoth começou a ser formulado em 1938, Crowley acreditava que não demoraria mais de seis meses para ser concluído. Errou, foram seis anos de trabalho com Frieda (que já possuía interesse em tarô antes de conhecê-lo) para chegar – mais ou menos – ao tarô que usamos hoje. O trabalho completo demorou mais 25 anos para ser publicado.

Fonte: Nun Tarot

Como já disse, não sou muito familiar com tarô mas achei as ilustrações desse baralho belíssimas! A paleta de cores principalmente me interessou muitíssimo, e acabou sendo o que eu trouxe mais forte para as maquiagens.

As Cartas

Para fazer as maquiagens, foram escolhidas sete cartas. Foram elas: Adjustment (Ajustamento), The Chariot (A Carruagem), Fortune (Fortuna), The Hanged Man (O Enforcado), The Hermit (O Eremita), Lust (Tesão) e Death (Morte).

Para compor os looks, além de observar cada ilustração em detalhes, pedi à Mira que também me explicasse o significado de cada uma. As explicações mais longas estão todas na página dela, e tenho certeza que se você se interessa pelo assunto vai amar o conteúdo!

Agora vamos deixar essa parte pra quem entende e partir pras minhas releituras:

Para o Tesão, a primeira coisa que veio à minha cabeça foi criar uma boca sedutora – e como fazer isso melhor do que com a cor vinho, que também estava presente na carta? O amarelo aparece sutil, como que coroando a maquiagem, e o brilho turquesa é definido por uma pedra do mesmo tom no arco do cupido.

Na Carruagem, as rodas são representadas pelo circulo vermelho em torno da boca.

Na Morte, espectros saem do fundo alaranjado. As linhas na carta aparecem de forma literal na maquiagem – ao fazer isso, é inevitável a lembrança dos dentes de uma caveira.

O que você achou das minhas versões das cartas de tarô? Qual foi sua favorita?

Leave a Reply