Beleza, Cinema & TV, Projetos

Série de Maquiagens Inspirada em Filme • Hairspray de John Waters

Uma das coisas que mais me empolgam no mundo da maquiagem é poder mergulhar de cabeça nos universos que amo, que é basicamente o que faço quando me proponho a fazer uma série. Por isso, estava mais do que na hora do John Waters aparecer entre minhas criações,

John Waters como psiquiatra aplicando eletrochoque em Penny

Que John Waters é um dos diretores mais controversos de todos os tempos não é novidade para ninguém, tanto é que seus apelidos mais famosos são Pope of Trash e Anal Anarchist. Mas, para mim, John Waters é sinônimo de diversão, tumulto e perspicácia, mistura que resulta nos filmes mais divertidos e bizarros possíveis!

Não é de hoje que considero esse diretor um dos meus favoritos. Na verdade, meu sonho era ser a melhor amiga desse curioso senhor de bigodinhos, pegar alguns livros emprestados, falar sobre suas obras de arte e ir em bar héteros acompanhá-lo enquanto ele dá em cima de motoqueiros que parecem que vão quebrar sua cara (sim, esse é um de seus hobbies).

Eu idolatro seu senso de humor! Amo ler sobre suas histórias de infância, como quando ele sonhava em ser a Bruxa Má do Oeste ou quando ficou obcecado com The Bad Seed (também um dos meus filmes favoritos!) e ficava imitando Rhonda pela casa, gritando “Give me my shoes!”. Ah, imagine ter um filho e ele não nascer um pequeno pervertido! Que erros será que esses pais cometeram?

O grande toque de mestre de Waters foi quando ele percebeu que podia continuar fazer filmes deturpados, só precisava esconde-los atrás de filmes de família para atingir o grande publico. E foi assim que Hairspray nasceu!

A história toda acontece em Baltimore, como não podia deixar de ser, mas dessa vez nos anos 60. Tracy Turnblad é uma adolescente gorda que ama dançar, e sonha em um dia performar em seu programa de televisão favorito, o Corny Collins Show! Mas é claro que Tracy também é uma jovem cheia de hormônios que quer se divertir, e suas historias de encontros adolescentes se misturam com o importantíssimo debate do separatismo racial que ocorria nos Estados Unidos na época.

Com seu humor escrachado, John Waters passa por todos os ambientes de uma Baltimore sessentista bem mais rígida e consegue criar uma história divertida e cativante.

The Corny Collins Show

Quando jovem, Waters era obcecado pelo Buddy Deane Show, um programa da área de Baltimore voltado para adolescentes, muito parecido com o que aparece em Hairspray. No livro “Crackpot: The Obsessions of John Waters“, ele conta sobre como o jovens que apareciam na tela viravam celebridades locais, criavam tendências de moda que se espalhavam rapidamente e mostravam ao mundo como rebolar ao som dos clássicos da época.

Hoje em dia, Waters é um membro honorário do Buddy Deane Show, mesmo sem nunca ter dançado em seu palco.

Para essa maquiagem escolhi o logo e o palco do programa como inspiração. Quase dá pra ouvir a musica de fundo com ela, não é?

Welcome to the 60’s

Tracy Turnblad, uma anti-heroína cheia de carisma! Com seu cabelo enorme e seu ritmo, ficamos fascinados pela historia de Tracy, que arranja tempo para lutar pelos direitos civis no meio de tanta dança.

Aqui a escolha da maquiagem para representá-la não foi muito difícil: o vestidinho verde cheio de recortes me conquistou, então tive de representá-lo nessa série!

The Von Tussle Girls

As Von Tussle são as típicas mean girls: lindas, loiras e malvadas. Desde o início, Amber ataca Tracy pelo seu peso, enquanto sua mãe, Velma, despreza a família Turnblad por serem pobres. Sim, a atriz de Velma é a Debbie Harry (e seu marido em Hairspray é representado pelo Sonny Bono)!

Uma memória recorrente nos livros biográficos de Waters eram as meninas que passavam batom branco obsessivamente sobre os lábios, para que eles ficassem mais claros (imagino que também com um brilho perolado). Logo na abertura de Hairspray essa cena reaparece, quando Carmelita aparece usando um batom do tipo.

Para criar essa maquiagem, criei um tom de rosa bem claro, para que ao mesmo tempo que lembrasse a cor do vestido das Von Tussle também remetesse à moda dos lábios brancos (que elas também usam).

Essa moda de “apagar” a cor dos lábios nos asnos 60 também me lembrou muito a moda do batom “Snob” dos anos 2000, que por um tempo virou febre tanto entre famosas e blogueiras quanto entre o grande público.

The Turnblad Girls

Elas são grandes e elas são bonitas! Senhoras e senhores, lhes apresento as garotas Turnblad!

Ensinando que tamanho de roupa não tem nada a ver com falta de carisma, mãe e filha são as personagens mais queridas de Hairspray e tinham que ser representadas nessa série de maquiagem.

A escolha foi o figurino idêntico das duas quando Tracy está se apresentando no Corny Collins Show.

She’s a Hefty Hideaway Girl

Essa parte de Hairspray é uma das minhas favoritas, e não podia ficar de fora. Mr. Pinky é o dono da fantastica loja Hefty Hideaway Girl e escolhe Tracy como sua modelo.

Meu sonho é que essa loja existisse de verdade; um local onde gordas pudessem se sentir confortáveis e bonitas, alem de contar com centenas de roupas divinas e uma árvore de rosquinhas, por favor.

Para a maquiagem o cartaz promocional da loja foi minha inspiração, deixando a palavra Hefty (robusta, em português) em destaque.

Aliás, adivinhe quem mais é grande, gorda e linda? Euzinha. Aproveitei a oportunidade pra mostrar minhas papadinhas; sempre me esforço pra esconde-las, mas dessa vez resolvi exaltá-las. Coloquei até glitter pra valorizar, gostou?

The Beatniks

Quando Tracy e seus amigos fogem da polícia, quem eles encontram? Isso mesmo, os terríveis Beatniks! Tocando bongos, pintando quadros e lendo Howl, exatamente como deveriam.

Like, hi, cats!

Pia Zadora maravilhosa como uma Beat

É nesse momento em que Tracy pela primeira vez ouve que seu penteado está fora de moda – afinal, os tempos são outros! Desperdiçar horas nos salões de beleza é algo que vai totalmente contra o estilo de vida Beat, por isso as mulheres desse estilo usavam os cabelos longos e lisos, para mostrar sua rebeldia perante aos padrões de beleza da época.

Tracy e Penny entendem exatamente o que a musa Beat quer dizer, pois logo após esse encontro elas largam seus amados penteados e todo o hairspray em busca de um visual mais jovem e rebelde.

Nem preciso dizer que essa cena também esta entre minhas favoritas, certo? Então para representá-la decidi fazer em meus lábios uma pintura similar ao que o Rick Ocasek está criando, alem da característica cor preta, usada por todos os Beats.

Divine como Edna Turnblad

Divine não poderia ficar de fora dessa serie! Grande amiga do diretor, Divine protagonizou diversos filmes dele enquanto estava viva, e são todos icônicos! Em Haispray ela atua como mãe da protagonista, Tracy.

Escolhi o vestido da cena final para criar essa lip art. Recriar estampa de florzinhas em meus labios foi uma das primeiras ideias que tive, e acho que ficou simplesmente divino.

She’s got the bug!

Existe algo mais adorável do que um vestido rosa claro estampado com baratas gigantes? Eu acho que não! E Tracy Turnblad concorda comigo.

Tracy, sempre sofrendo com os comentários maldosos de Amber de que tem baratas saindo de seus cabelos, dá a volta por cima quando consegue fugir do reformatório juvenil e aparece resplandecente em seu vestido de baratas para pegar o premio como melhor dançarina!

Se eu disser que não choro nesse final, estarei mentindo! Quero um vestido de baratas pra ontem!

O que voce achou de mais essa serie de maquiagens baseada em filme? Já conhecia Hairspray? Se não, ficou com vontade de assistir? Me conte nos comentários.

Leave a Reply