Beleza, Projetos

Rotten • Maquiagem Inspirada Por Frutas Podres

Nesse post vou compartilhar minhas experiências ao criar uma maquiagem: minha inspiração, meu processo e o resultado final.

Como Surgiu A Idéia

Já faz meses que não consigo realmente criar nada que eu sinta orgulho. Quando crio coragem para sentar na minha penteadeira, chega a ser engraçado: é como se tudo que existisse dentro da minha cabeça desaparecesse, e só o que me restasse fosse um sentimento de desolamento e incapacidade. Já estou acostumada com esses períodos de “baixa”, mas nesses últimos tempos senti muita falta de poder contar com a minha criatividade para apaziguar certos demônios.

Foi então que, ao abrir a geladeira, me deparei com alguns limões já estragados.

Engraçado como algo tão pequeno desencadeou uma corrente gigantesca de pensamentos (não muito agradáveis, é claro). A ansiedade que vive dentro de mim utilizou esse momento para se expressar e jogar com todas as palavras suas opiniões sobre minha pessoa.

Quando vi aquelas frutas podres nas minhas mãos me senti derrotada, mais uma vez.

Mas aí eu comecei a rir. Se isso fosse em outro momento, talvez eu até me convencesse de que tudo era verdade, mas não agora. Não novamente.

Os últimos meses foram catárticos. Senti um misto de emoções que não sentia há anos, descobri feridas que ainda estavam abertas. Senti medo, mais do que tudo. Tive que recolocar tudo dentro do lugar na minha cabeça. Mas eu venci essa batalha. E com essa vitória, percebi que estava cansada de ser derrotada.

Não de ser derrotada pelos outros, mas por mim mesma.

Cansei de me dar desculpas, de sofrer pelo passado. Eu quero vencer. Eu vou vencer. Não há outra opção.

Então foi por isso que eu ri daquelas laranjas. Elas acharam que iam escapar de mim. Elas esperaram e esperaram seu momento, mas esse momento não veio, então elas decidiram apodrecer. E tudo bem, por mim. Eu aceito os limões e laranjas podres.

Se a vida me der limões, talvez na próxima vez eles virem limonada. Mas caso eles apodreçam, eu vou transformar eles em algo que ninguém vai esquecer.

Composição da Fotografia

Para criar uma imagem que transmitisse a idéia de que frutas podres possam ser atraentes, decidi criar uma composição que remetesse aos quadros de natureza morta.

O uso de diversos tecidos como pano de fundo não me é estranho, então achei que dessa vez a utilização de tal objeto seria adequada. Escolhi um tecido de cetim verde escuro para compor o fundo e peguei alguns objetos para compor o cenário (borrifador de água, bandeja, ampulheta).

As taças são especiais para mim, pois são confeccionadas em prata, um presente que minha mãe ganhou em seu casamento no final dos anos 70, e que me foi dado na mesma ocasião. Elas tem um visual meio rústico e estão manchadas (afinal fazem algumas décadas que não são polidas) mas é exatamente por isso que gosto delas.

Utilizei uma sunset lamp com luz laranja para dar o tom final e pronto, “nasceu” minha natureza morta.

Criando a Maquiagem

Para compor a maquiagem, sempre começo escolhendo produtos que tenham uma cartela de cores similar à minha idéia. Pego batons, sombras, tintas, pedrinhas, pérolas e deixo sobre a bancada por uns instantes, e fico analisando tudo. Faço swatches, combino cores e é só então que começo a imaginar o resultado final.

Para compor essa lip art, comecei utilizando batons em tons de laranja. Não apliquei o batom seguindo o contorno da boca, longe disso; queria dar a idéia do laranja dominando a imagem.

Depois comecei a traçar onde queria que o “mofo” ficasse, como se esse estivesse lentamente se espalhando, igualzinho a ideia de bolor. Utilizei um batom verde metálico para esse resultado, e também o espalhei pelos dentes, para aumentar a idéia de “contaminação”.

As pérolas surgem como grandes bolas de bolor, exatamente como na fruta de referência. Uma vez, ao fazer uma maquiagem de pérolas, alguém disse que parecia que eu tinha herpes – e isso ficou sempre na minha cabeça. Sempre quis fazer algo nojento com pérolas depois disso, e aqui o encaixe é perfeito.

Também utilizei pedrinhas de nail art e glitter antigo que tinha aqui em casa para compor o resto da decomposição, elas ajudaram a dar dimensão e textura para a maquiagem.

O resultado final foi o seguinte:

O que você achou dessas fotos e da maquiagem? Se eu disser que as fotos das frutas foram tiradas em cima da minha cama você acreditaria?

Para ver o que estou aprontando é so me seguir no Instagram, onde posto minhas criações mais recentes.

Leave a Reply