Resenha • A História Que Nunca Contei
Mais uma vez a Darkside Books me agraciou com pacotinho, só que dessa vez foi um pacotinho cheio de amor e esperança. Recebi o livro A História Que Nunca Contei por Kimberly Brubaker Bradley e vim contar o que achei dele!
Quem é leitor voraz da Darkside vai se lembrar do nome da autora – Kimberly Brubaker Bradley – que já apareceu aqui no blog com os livros A Guerra que Salvou a Minha Vida e A Guerra que me Ensinou a Viver. Bradley é mestre em escrever histórias cativantes e que trazem lágrimas aos olhos, e dessa vez Della, a protagonista de seu novo livro, foi a responsável por trazer essas emoções.
Sinopse
Della e sua irmã Suki tiveram uma infância difícil. Com a mãe presa, um padrasto que fez algo horrendo e vários lares temporários em seus poucos anos de vida, as duas sempre viveram uma realidade difícil. Mas independente de sua casa, as duas irmãs sempre tem uma a outra. É só quando se estabelecem num lar de acolhimento e conhecem Francine que as coisas lentamente começam a mudar para melhor. Mas será que é fácil deixar tudo para trás e contar a verdade?
Essa é a primeira coisa difícil que vou contar. Talvez ainda não pareça difícil, mas é praticamente a mais difícil de todas.
Della
Difícil, difícil, difícil
Todas as histórias são contadas por Della, a protagonista de 10 anos que, mesmo tendo passado por situações difíceis, ainda possui um olhar ingênuo em relação à vida. Com uma narrativa delicada e descobertas incômodas, vamos nos aprofundando na relação das irmãs e nos acontecimentos que as levaram até o presente, sempre guiados pelas lembranças de Della.
Ao longo do livro nos deparamos com pessoas doces, que ajudam a protagonista a discernir o certo do errado. Nem sempre as figuras de autoridade que passam pela vida de Della inspiram confiança, mas é contando a verdade que ela vai conseguindo mudar as coisas.
Às vezes a gente tem uma história e precisa reunir coragem para contá-la.
Della
Afinal, é sobre isso que se trata A História Que Nunca Contei. É uma história sobre a verdade, sobre palavras difíceis de serem pronunciadas, especialmente quando não há ninguém para ouvi-las. Mas principalmente fala sobre as consequências de esconder coisas que nos machucam, nem que seja para a proteção de quem amamos.
A História Que Nunca Contei também é sobre temas difíceis de se ler. Fala sobre abuso sexual, suicídio, pais negligentes, casas de acolhimento e tragédias familiares. Mas esses são temas que precisam ser discutidos, e que não devem ser marginalizados.
A História Que Nunca Contei é um livro extremamente necessário, ainda mais por ser direcionado ao público Young Adult, pois tem lições valiosíssimas envolvidas numa narrativa cheia de amor e esperança.
Desenhando Coisas Alegres
Juntamente com o livro, também recebi papéis em branco, um conjunto de aquarela com pincel e uma mensagem: “Sempre podemos pintar novas narrativas coloridas e repletas de esperança. Que este papel em branco te inspire a criar uma linda história” e acho que esses presentes foram alguns dos mais profundos que já recebi. Afinal, existe um jeito melhor de recomeçar a sua vida se não for escolhendo as coisas felizes?
“Quando estou triste, gosto de desenhar coisas alegres”
Nevaeh para Della
O que mais amei nesse presentinho da Darkside foi que eles nem imaginam que eu passei um mês internada numa Clínica Psiquiátrica, igualzinho a Suki, há dois meses atrás.
Essa é a minha história que nunca contei, mas quem sabe em breve eu seja forte como a Della e a Suki e conte aqui também. Mas pelo menos, enquanto isso, eu posso começar a colorir as páginas da minha vida com um pouquinho mais de esperança.
Maquiagem Inspirada no Livro
Como vocês sabem, tudo que me inspira vira maquiagem, inclusive livros.
A folha de guarda d’A História Que Nunca Contei tem um fundo preto e é toda rabiscada com o que parecem ser lápis – me parece uma arte da Della, tentando colorir o mundo escuro em que vivia de arco-íris.
Foi por isso que decidi criar uma lip art inspirada nesse conceito. O que você achou?
Um Alerta
Se A História Que Nunca Contei nos dá uma lição, é a de que ao falarmos sobre as agressões que sofremos, podemos evitar muita coisa – até mesmo que elas continuem a acontecer.
Como a pequena e corajosa Della, devemos ser firmes e não desanimar em frente ao perigo. Como seus queridos lobos, devemos ter a força de desafiar o inimigo, nem que esse seja alguém da sua família ou alguém em quem você confia.
Para denunciar casos de abuso, seu ou de outra pessoa, entre em contato com o Disque Direitos Humanos pelo site www.disque100.gov.br ou use o número 100. Para apoio emocional, procure o CVV, Centro de Valorização da Vida no número 188 ou no site www.cvv.org.br.
Procurar ajuda é muito importante nesses casos, mas ajudar quem está numa situação vulnerável é ainda mais importante, pois a vítima pode nem mesmo saber como agir.
A História Que Nunca Contei é uma história de esperança, amor e resiliência. Se formos fortes igual Della, conseguiremos encontrar forças para desbravar nossas próprias realidades.
Leave a Reply