Diário, Projetos

Millennium Falcon Versão Linha e Agulha

Esse ano decidi me dedicar à um hobbie novo: o bordado! Esse projeto que vou mostrar hoje foi meu primeiro trabalho, fiz um quadrinho da Millennium Falcon para dar de presente ao meu noivo, mas fiquei super empolgada com o resultado e resolvi dividir isso nesse post.

Até ano passado não tinha parado para reparar bem no que era um bordado de verdade: é nada mais que um modo de ilustrar, só que usando linha e agulha. Como nunca fui muito boa para seguir receitas {é um dos motivos principais de eu não fazer doces, eu odeio seguir coisas à risca} achei que nunca teria a habilidade, talento e disciplina para seguir uma coisa tão rígida e fiquei apenas no sonho de bordar meus próprios trabalhos.

Minha única experiência anterior com bordado tinha sido na infância, quando aprendi com minha tia a fazer ponto cruz. Fiz alguns trabalhinhos pequenos, mas logo cansei – honestamente acho que o resultado do ponto cruz é muito “fofinho” e não segue meu estilo visual, por isso fiquei sem me interessar pelo assunto por anos. Foi apenas recentemente que notei outros estilos de bordado, que achei mais a minha cara e me dão uma liberdade de criação muito maior.

Esse ano decidi que precisava de algo que me ajudasse a desestressar e decidi investir novamente nas minhas habilidades “crafters”. O conceito é desenhar com linha, certo? Foi exatamente isso que eu tentei fazer! Antes de mais nada, eu não sou uma profissional – eu sou uma iniciante. Esse foi meu primeiro trabalho, não fiz nenhuma técnica perfeita e o avesso está todo errado, mas eu amei todo o processo. Meu objetivo com esse post é encorajar mais pessoas a treinarem o bordado, nem que seja pra fazer uma coisinha simples e de coração para experimentar, guardar ou dar para alguém, pois tenho certeza que você vai olhar pra esse projetinho com muito orgulho e satisfação.

Linha, Agulha E…?

O que eu usei para fazer esse bordado:

  • Pedaço de tecido
  • Linha em meada da marca Anchor na cor Preta
  • Agulha
  • Bastidor de 15cm regulável
  • Tesoura

O tecido e a agulha eu já tinha em casa, depois descobri que existem agulhas específicas para bordar mas funcionou. Escolhi um tecido mais pesado {sarja} na cor Cinza Chumbo, pra ficar com um ar mais “dark”, pois achei que combinaria mais com a nave. Quando estava treinando os pontos acabei fazendo em um tecido mais leve e não gostei do resultado pois quando eu puxava a linha apareciam uns buracos na trama, por isso optei por um tecido mais grosso para quando fosse bordar de verdade.

O bastidor facilita muito o trabalho! Não pesquisei antes sobre os tamanhos – isso foi um erro – mas para economizar acabei pegando esse de 15cm regulável {a regulagem serve para adaptar tecidos mais finos e mais grossos, para que fiquem bem apertados}. Antes de tudo achei que um maior seria melhor para trabalhar, mas percebi logo no início do processo que fiz a escolha certa com o de 15cm {ufa!}. Um bastidor maior não me daria muito apoio na hora de segurar, então o que comprei, no fim das contas, foi o tamanho perfeito para me dar esse suporte. No treino dos pontos não tinha um bastidor ainda e até achei que ele seria algo meio supérfluo, mas não se engane: sem ele você vai ter muito mais trabalho. Paguei quase R$40 nesse bastidor, de longe é o investimento mais caro que você vai ter, mas também é algo que vai durar a vida inteira se tomar cuidado.

Do Papel Para O Tecido

A coisa mais trabalhosa de todo esse projeto foi o desenho. Na verdade, eu já tinha salvo no meu notebook uma ilustração minimalista da Millennium Falcon, então imprimi no tamanho desejado e só tinha que passar para o tecido. Eu sabia que tinha um papel carbono perdido aqui em casa, mas não achei de jeito nenhum, então tive que me virar com um truquezinho de quando era criança e queria copiar desenhos.

Com um lápis 6B pintei todo o avesso da impressão, para depois passar o risco para o tecido, que serviria de base para o bordado {nesse vídeo dá pra entender melhor}. Quando tirei o papel, imaginem minha cara de desespero ao ver que o risco ficou claríssimo no tecido! Como a cor da base era escura mesmo, Cinza Chumbo, tive que redesenhar as linhas por cima do risco, senão ficaria sem base nenhuma. Quase uma hora depois e finalmente chegou a hora de bordar!

Pontos E Mais Pontos

Esse projetinho foi feito apenas com pontos de contorno, não de preenchimento, para que eu pudesse treinar as linhas mesmo. Procurei alguns tutoriais na internet, mais especificamente no Pinterest, e achei várias imagens super didáticas por lá. Nesse bordado eu usei os pontos:

  • Back Stitch {ponto atrás}
  • Split Stitch  {parecido com o ponto atrás, mas passando pelo meio do ponto anterior, não pelo final}

Pode clicar no nome dos pontos acima que explica como eles são. Para ficar mais fácil, traduzi um diagrama do Back Stitch para que você entenda melhor como ele funciona:


Créditos da imagem: WeeFolkArt

Como em um desenho, tomei muito cuidado com as espessuras das linhas usadas no bordado, pois elas fazem com que ele fique muito mais dinâmico. Para esse resultado, alternava a quantidade de fios para obter a grossura desejada {por isso escolhi a meada para trabalhar}; nas linhas mais grossas cheguei a usar os 6 fios e nas mais finas apenas 1. Quando o fio terminava, eu arrematava fazendo um nó no avesso.

Less Than Twelve Parsecs

Quando comecei esse bordado, não imaginei que gostaria tanto do processo! Achei que seria muito mais trabalhoso do que realmente foi e que eu me irritaria facilmente, mas enquanto eu bordava parecia que minha cabeça ficava mais leve e eu conseguia me acalmar imediatamente do stress do dia a dia. Além disso, esse bordado foi uma surpresa que fiz para o meu noivo, então a cada ponto que dava eu colocava todo meu amor e carinho {ai que nojo que deve ser ler isso, mas é verdade tá?}.

O Rô é o tipo de pessoa que compra tudo o que quer, então toda vez que vou dar um presente prefiro fazer alguma coisa eu mesma para ser algo único – também acredito muito na intenção das coisas, então coloco amor em tudo o que faço para que o resultado seja ainda mais especial.

Esse é o resultado do meu primeiro bordado! A moldura é bem simples pois eu já tinha ela em casa, só passei umas camadinhas de spray preto {não consegui me segurar para comprar uma moldura mais bonita e dar depois, eu sou muito ansiosa}. Pode não ter ficado perfeito, mas eu adorei! O que achou? Ficou com vontade de fazer uma peça também? Me conta o que você bordaria nos comentários. 🖤

14 Comments

  1. Rômulo de Souza Mancin

    20 de fevereiro de 2018 at 10:26 PM

    Aaaaah que fantástico. Adorei ver como foi o processo, você sabe o quanto adorei o presente. Acho que nunca vou conseguir te superar nessas coisas. Post ficou ótimo. Te amo.

    1. Marcela Suhr Dake

      22 de fevereiro de 2018 at 9:23 PM

      Eu queria ter tirado mais fotos, mas super esqueci. Você ia amar ver tudo, amor! Nada a ver, você já me dá o melhor presente do mundo todos os dias, que é a sua presença do meu lado. Te amo! ♥

  2. Thays Costa

    21 de fevereiro de 2018 at 3:48 AM

    Nossa, ficou muito lindo!
    Eu sempre achei fantástica a habilidade de bordar, porque assim como costurar, isso te dá uma liberdade incrível para modificar peças e deixá-las com o seu estilo.
    Eu também aprendi ponto cruz quando criança e confesso que há uns meses estou tentada a me arriscar de novo nessas áreas só para fazer um “Cthulhu” que vi pelo Pinterest… Hahah
    Parabéns pelo post e pelo bordado!
    Beijo e até mais.

    1. Marcela Suhr Dake

      22 de fevereiro de 2018 at 9:26 PM

      Ah, muito obrigada! Eu amo fazer artesanato pq você pode deixar absolutamente tudo do seu jeitinho, como você falou! Meu deus, faz esse Cthulhu menina e me mostra, tô curiosa agora! Muito obrigada mesmo, lindona. Beijão!

  3. Rafaela Ivo

    21 de fevereiro de 2018 at 8:58 AM

    A questão não é ficar perfeito: é tu gostar de fazer e teu noivo gostar de ganhar. Mas na real, eu particularmente achei que ficou lindo e ficou único, sabe? Mil noivos podem ter um quadro com uma Falcon bordada, mas só o teu noivo esse que foi feito por ti. Além de eu achar sensacional ver as pessoas nos tempos atuais fazendo coisas que consideramos de “vó” ou coisa assim, eu acho que é uma bela maneira de desopilar e relaxar e que tu tem bastante talento pra isso. Tô ansiosa pra ver o que mais tu vai trazer pra mostrar pra gente! <3
    Beijão, gatona!

    1. Marcela Suhr Dake

      22 de fevereiro de 2018 at 9:29 PM

      Ai que fofa, muito obrigada! Eu adoro essas coisas de vó, todos meus amigos já me chamam de vó por causa do meu jeito e interesses, quando comecei a levar o bordado pro trabalho aí sim que morreram de rir haha. Muito obrigada pelas palavras, querida. ♥ Um beijão!

  4. Aline

    21 de fevereiro de 2018 at 11:47 PM

    Eu não consigo deixar de enaltecer o quão maravilhosa você é, e o quão talentosa e incrível te acho. Esse é apenas mais um dos exemplos de como você transforma em algo único tudo o que você se dedica a fazer <3
    Eu amei acompanhar todo o processo de você fazendo esse bordado, e não vejo a hora de você começar a aceitar encomendas e eu pedir vários, hahahaha <33

    1. Marcela Suhr Dake

      22 de fevereiro de 2018 at 9:31 PM

      Aline sua maravilhosa, olha só quem fala né. ♥ Muito obrigada por seu apoio em tudo, eu tenho certeza que teria desistido de metade das coisas se não fosse por você. Deixa eu dar um jeito na correria aqui que faço um quadrinho pra você, pode ter certeza. ♥ E quando estiver mais apta aceito encomendas também hahahaha.

  5. Viviane Oliveira

    23 de fevereiro de 2018 at 12:00 AM

    AHHH, que saudade que eu tava de visitar o seu blog ❤️
    Preciso ser bem sincera nesse momento: não tem coordenação motora para isso. Mas estou no chão com esse resultado, babe! E p***a para o primeiro bordado tá lacrando demais HAHAHA *STAR WARS, AAAAH*

    Beijão, Ma
    Supimpa Girl

    1. Marcela Suhr Dake

      13 de março de 2018 at 7:58 PM

      Muito obrigada, lindona! Eu também achei que não teria mas no final gostei muito do resultado, até acabei me empolgando mais por ser de Star Wars haha! Obrigada pelo carinho, beijão! ♥

  6. Adriana

    10 de março de 2018 at 6:04 PM

    Fiquei muito feliz de achar teu post (e o seu blog todo huhahahau) porque recentemente vi uns bordados bem trevosos e lindos no Instagram mas nem fazia ideia de como começar. Anotei suas dicas e mais pra frente quando tiver tempo vou tentar fazer um. O resultado ficou muito bonito e, um presente feito com todo amor e carinho supera qualquer coisa comprada.
    Um beijo <3

    1. Marcela Suhr Dake

      13 de março de 2018 at 8:00 PM

      Que delícia ler esse comentário! Comece a bordar sim, você vai amar! E por favor me mostre o resultado, viu? Também acho que presentes feitos à mão são sempre mais especiais mesmo. Beijinho! ♥

  7. Jaqs

    19 de março de 2018 at 8:02 PM

    Que postagem inspiradora! Adoro quando encontro postagens assim, com as pessoas empolgadas e descobrindo coisas novas! <3 E ah, o layout do teu blog e a montagem da postagem está tão lindo! Parabéns por todo cuidado!
    Grande beijo!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    1. Marcela Suhr Dake

      10 de abril de 2018 at 9:52 PM

      Ah, adoro compartilhar as minhas “paixonites” novas, haha.
      Muito obrigada pelo elogio, fico muito feliz que tenha gostado!

      Beijão querida! ♥

Leave a Reply