Resenha • Wytches
Brvxas: esqueça tudo o que sabe sobre bruxas antes de mergulhar nessa Graphic Novel de Scott Snyder que explora nossos medos mais profundos.
E pela primeira vez aqui no blog, uma resenha de uma Graphic Novel! Claro que tinha que ser com uma das primeiras HQs que a Darkside Books lançou, não é mesmo? Já comentei aqui que, mesmo estando noiva de um artista de quadrinhos, só agora estou me interessando por esse tipo de arte – e graças à esses lançamentos da Darkside estou tendo a oportunidade de conhecer HQs que são a minha cara. Hoje vou falar da primeira delas, que já tinha sido recomendada para mim e que fala sobre bruxas. Não, espera, eu quis dizer brvxas!
E é como disse lá em cima: essa não é uma história sobre bruxas, é uma história sobre brvxas. A primeira vez que li essa HQ foi em um domingo ensolarado e estava ansiosa para ler algo sobre as bruxas que eu amo: podia ser uma coisa à la Wicked, The Love Witch ou meio The VVitch, quem sabe? Mas não imaginei que o livro fosse fugir completamente dos arquétipos que estou acostumada e que gosto tanto – e por isso acho que acabei me decepcionando um pouco. Mas, como confio muito no gosto da minha querida Aline {que tinha me dito que essa era uma de suas HQs favoritas}, acabei relendo algum tempo depois sem maiores expectativas e adivinhem: eu simplesmente adorei dessa vez!
Não sei se o dia feliz e os raios de sol contagiando o ar com alegria enfraqueceram um pouco o impacto e o medo que eu deveria ter sentido pela primeira vez, mas ler essa HQ novamente em uma manhã nublada numa sala vazia fez meu coração saltar algumas vezes. Se você for ler Wytches pela primeira vez, siga meu conselho: leia num lugar onde esteja sozinho, sem barulhos e de noite – sua experiência será muito melhor.
Sinopse
Sailor Rook é uma adolescente solitária que, juntamente com seu pai e sua mãe, se muda para uma pequena cidadezinha de New Hampshire chamada Litchfield, buscando um recomeço após um incidente trágico. O que eles ainda não sabem é que algo sinistro vive nas florestas, espreitando e esperando para atacar. Afinal, jura é jura!
Na Toca das Brvxas
Uma coisa que também achei incrível foi a técnica mista utilizada para as ilustrações, que ficaram a cargo de Jock. No fim do livro tem um passo-a-passo ilustrando como foram feitas as páginas, que é super interessante para quem, assim como eu, se interessa por esse tipo de arte. Cada página foi desenhada com nanquim e depois recebeu camadas e mais camadas de pinturas no Photoshop e de borrões com aquarela e tinta acrílica em papel, que foram intercaladas para criar esse efeito caótico e complexo.
E nem preciso comentar que quase morri de felicidade quando recebi esse pacote; os detalhes ficaram maravilhosos e totalmente minha a e s t h e t i c, haha. O livro veio embrulhado em um tecido rústico, estonado, amarrado com um cordão de camurça marrom com uma pedra roxa e galhos – parece que estava escondido perto de uma toca de brvxas! Olhar esse pacote depois da leitura me fez continuar imersa no universo dessas criaturas; sério, tem como não amar a Darkside?
Dentes Arreganhados
Ao ler os vários epílogos escritos por Snyder fui desenvolvendo melhor a idéia do que uma Wytch é para mim. Wytches são criaturas horrendas, que se escondem debaixo da terra e se alimentam de carne humana; mas elas só agem quando permitimos, quando somos tomados pelo medo e deixamos ele tomar conta de nossa vida. E sim, as Wytches são reais e nós passamos por elas todos os dias. Elas podem não comer carne, não literalmente pelo menos, mas o prazer pelo medo que elas infligem nos consome do mesmo jeito. As Wytches estão à espreita para ver você falhar, estão aguardando o deslize que vai fazer você chegar no desespero máximo para se deliciar com seu sofrimento; é nessa hora que elas chegam com os dentes arreganhados.
Essa é uma história em que Snyder usou o próprio medo de não poder proteger seu filho da realidade para criar uma narrativa dentro de uma mitologia, e podemos perceber bem esse sentimento no relacionamento entre Sailor e seu pai. Se eu, que não tenho filhos, já fico apreensiva normalmente ao imaginar a responsabilidade de criar outra pessoa, nem imagino a angústia que deve ser sentir esse medo específico. Se eu fosse mãe e lesse Wytches eu acho que teria uma síncope. E não são só os pais que sofrem com as brvxas: bullying, depressão, dependência e solidão são algumas das outras coisas que as Wytches adoram.
Apenas relembrando que essa é a minha interpretação. E, mesmo não vendo mais as Wytches como criaturas monstruosas, isso não quer dizer que eu tenha menos medo delas. O fato de enxergá-las o tempo todo agora me deixa apavorada!
E você, já conhecia essa HQ? O que achou? Ficou com vontade de ler? 💜
Lori
29 de setembro de 2017 at 11:45 PMEu amo como suas fotos ficam sempre lindas <3 Nunca tinha ouvido falar dessa HQ, mas fiquei com bastante vontade de ler, de verdade. E tem até um viés psicológico que acho que dá pra analisar, mas preciso ler antes pra ver. HAHAHA <3
Marcela Suhr Dake
29 de setembro de 2017 at 11:52 PMObrigada Lori! ♥
Haha verdade, acho que você ia gostar bastante por esse lado! Beijão. ♥
Rômulo de Souza Mancin
30 de setembro de 2017 at 12:41 PMPorra, fiquei curioso de ler agora com essa resenha. Mais um pra lista das mil coisas que tenho que ler. :p
Marcela Suhr Dake
1 de outubro de 2017 at 10:20 PMVou te emprestar, tenho certeza que vai gostar. 💜
Aline
1 de outubro de 2017 at 12:25 AMEu tinha muitas expectativas com esse quadrinho. Só tinha lido, antes desse completo, a primeira issue que saiu e fiquei apaixonada demais pela arte. E, ainda bem, ele foi tão bom quanto eu tinha imaginado <3
Eu gostei muito da "mitologia" das wytches ser bem diferente de tudo o que a gente já leu em outras histórias, sabe. Eu queria continuar comentando aqui e conversando contigo um monte de coisa que amei nesse quadrinho, mas aí não vou conseguir escrever meu próprio post pq já vou ter falado tudo HAHAHA
Suas fotos tão maravilhosas, como sempre! Fiquei muito feliz de você ter dado uma outra chance mesmo não tendo gostado tanto da primeira leitura <3
Marcela Suhr Dake
1 de outubro de 2017 at 10:22 PMConfio muito no seu gosto né, nem tenho o que falar. Esperando seu post pra ver seu ponto de vista, vou adorar ver outra interpretação. Achei a arte super diferente também, chama muito a atenção né? Enfim, obrigada pela recomendação meu amor. 💜
Larissa R.
2 de outubro de 2017 at 9:36 AMTo apaixonada 💜💜💜 que livro lindo! Mas vim especificamente comentar que as suas fotos pra Darkside são as melhores que eu já vi, e sempre combinando perfeitamente com a atmosfera de cada livro. Parabéns lindona e continue o trabalho maravilhoso!
Marcela Suhr Dake
2 de outubro de 2017 at 11:11 PMMuito obrigada mesmo Lari, comentários assim fazem meu dia! Fico feliz que goste. 💜
Nana
15 de dezembro de 2017 at 9:32 AMPerguntei se já conhecia Wytches porque ainda não tinha visto esse post 😛 Pra variar fotos lindas <3 Amei suas resenhas!
Marcela Suhr Dake
15 de dezembro de 2017 at 8:30 PMAi que bom que achou a resenha do Wytches aqui, espero que tenha gostado! Muito obrigada! ♥